Flora em Debate

Desafios na conservação de plantas raras: o caso das espécies de Dimorphandra
19 de Março, 2020 
ATENÇÃO !!!!
Comunicado importante sobre a data do evento
Passe o mouse sobre esta mensagem
Venha debater conosco os desafios enfrentados na conservação da flora nativa do Brasil
19 de Março, 2020
 

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Instituto de Ciências Biológicas - Auditório 3 (Cerrado)
Belo Horizonte, MG 31270-901

De acordo com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), a flora brasileira possui cerca de 46.223 espécies, dentre as quais apenas 6.046 foram avaliadas quanto ao status de ameaça de extinção. 

 

Através de um processo contínuo de avaliação de risco de extinção da flora brasileira feito pelo CNCFlora em parceria com uma rede de especialistas, estima-se que 2.953 espécies encontram-se ameaçadas. Entretanto, apenas 2.113 estão incluídas  na "Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção".

O Plano de Ação Nacional – PAN para a Conservação do Faveiro de Wilson (Dimorphandra wilsonii), espécie Criticamente em Perigo (CR) e endêmica de Minas Gerais, é o primeiro PAN oficial destinado à conservação de uma única espécie de planta da flora do Brasil. Embora  foque principalmente no Faveiro de Wilson, as ações de conservação relacionadas ao seu habitat irão beneficiar  28 espécies ameaçadas de extinção e 13 quase ameaçadas, e revelou que uma outra espécie de faveiro que ocorre na região é igualmente rara.

 

Realização

Apoio

 
 

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para floraemdebate@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now